segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tem início a quarta edição do Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis


mesa de abertura do IV Curso Internacional
Por Lisandra Nascimento e Marcela Queiroga
No último dia 3 de setembro, por volta das nove da manhã, ocorreu a abertura do IV Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis. A solenidade, realizada no auditório Reitor João Alfredo, contou com a presença de autoridades que compuseram a mesa da cerimônia, como o Reitor da UFPE, Profº. Anísio Brasileiro; o Cônsul do Japão, Sr. Tadayoshi Mochizuki; o vice-reitor, Profº Silvio Romero Marques, a diretora do Nusp, Profª Ronice Franco de Sá; a diretora de Relações Internacionais da UFPE, Profª.Leonor Maia; o representante da Secretaria de Saúde do Recife, Profº Rodrigo Cariri; Sr. Luciano Pinto, da Agência Condepe-Fidem/Governo do Estado; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Profª Nilcema Figueiredo; e o vice-presidente do IMIP, Sr. Bertoldo Kruse. 
 
 
A cerimônia contou ainda com a presença dos profissionais do NUSP e dos 20 participantes (cinco brasileiros, quatro argentinos, dois mexicanos, quatro colombianos, um uruguaio, um boliviano, um hondurenho, um guatemalteco e um dominicano), além de mestrandos da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPE que participam do primeiro módulo do Curso. Depois de dadas as boas vindas aos participantes, a cerimônia prosseguiu com a palestra “Corpo, som e luz”, ministrada pelo Profº Abel Menezes Filho. 
 
 
Até o dia 5 de outubro, os participantes do curso (profissionais das áreas de promoção da saúde, desenvolvimento local e gestão, além de estudantes de graduação em promoção da saúde) vão passar por uma formação que incluí os princípios da promoção da saúde, intersetorialidade, associativismo e cooperativismo além de outros temas, de modo a instrumentalizá-los como promotores de municípios saudáveis afim de que possam implementar ações e disseminar o conhecimento adquirido em seus locais de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário