segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TCTP conclui sua segunda semana de aulas


por Lisandra Nascimento e Marcella Queiroga
O IV Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis teve início no último dia 3 de setembro. Ao longo das aulas da primeira semana os participantes vivenciaram dinâmicas de grupos e refletiram acerca de questões, que envolveram assuntos como a Promoção da Saúde, os estilos de vida saudáveis e o bem-viver. As aulas que seguiram no decorrer da semana, foram ministradas pela professora Ronice Franco de Sá, diretora do NUSP; pelo professor Abel Menezes filho e pela professora e técnica do NUSP Rosane Salles.
Durante esses encontros foram apresentadas as práticas do autocuidado, promoção de saúde e a importância de cada um no bem estar coletivo. Foi exposta também, pela professora Rosane, a Carta de Ottawa (documento apresentado em 1986 durante a Primeira Conferência de Promoção da Saúde), com recomendações para melhorar a saúde em todo o mundo de forma igualitária. Os alunos participaram de uma dinâmica de leitura e uma breve apresentação sobre o tema. Ao longo da semana, receberam também orientações para elaboração do produto final – proposta de intervenção nos seus locais de origem.

Na segunda semana, o grupo teve aula sobre o Método Bambu, orientada pelos professores Abel Menezes Filho e Socorro Freire. Os alunos puderam apresentar suas ideias iniciais acerca dos projetos que pretendem desenvolver em seus países e instituições de origem, através de uma dinâmica realizada em grupo e que teve sua apresentação exposta em sala de aula. A Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis também foi tema abordado nessa semana. 
A primeira etapa das propostas de intervenções com uma breve descrição de cenários, justificativas e objetivos foram compartilhadas na quinta-feira e puderam ser debatidas com professores, orientadores e colegas. De modo geral, as propostas visam articulação de políticas públicas a partir de experiências bem sucedidas, implementação de ações que fortalecem o empoderamento de comunidades em virtude da melhoria da qualidade de vida e da ação comunitária e participativa, e ainda propostas que promovem a intersetorialidade entre gestores e segmentos diversos da sociedade nos municípios de origem dos participantes do curso.

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