sábado, 29 de setembro de 2012

III Encontro Nacional de Iniciativas e Redes de Cidades, Municípios e Territórios Saudáveis e Sustentáveis



por Lisandra Nascimento
  
 
SEGUNDA PARTE 
O III Encontro Nacional de Iniciativas e Redes de Cidades, Municípios e Territórios Saudáveis e Sustentáveis também discutiu essa semana a "Efetividade de Promoção de Saúde e Desenvolvimento Sustentável e o Estabelecimento do Fórum Nacional das Redes de Cidades, Municípios e Comunidades Saudáveis e Sustentáveis (FNRCS)". Sessão que contou com a contribuição da pesquisadora da Fiocruz, Andréia Setti. A pesquisadora apresentou parâmetros conceituais e matrizes utilizadas para a "Avaliação da Efetividade de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável", com foco na evolução de efetividade em Saúde Pública e, Promoção da Saúde e Atenção Primária.
“As iniciativas e Ações Conjuntas das Estratégias de Municípios Saudáveis” foi o foco da terceira sessão do Encontro, onde foi possível refletir sobre a importância do PSE (Programa de Saúde na Escola) frente aos desafios da Saúde Ambiental, uma questão levantada por Cícero Dedice, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, que apresentou a aplicação piloto da matriz de avaliação no município de Limoeiro (PE). Em seguida Carlos Silva da ABRASCO, abordou ainda a experiência do projeto ‘Ações Integradas em Promoção da Saúde – AIPS’ como uma estratégia para o Desenvolvimento Local. O palestrante destacou os diferentes contextos no qual ele pode ser inserido. Finalizando, a Profª Dais Gonçalves da UNB falou sobre alguns fatores para a implementação do conceito de municípios saudáveis e sustentáveis no Distrito Federal, que desenvolve, atualmente, capacitação de gestores e atores sociais de algumas das suas regiões administrativas (cidades-satélites) a fim de que sejam construídos projetos de intervenção nesses territórios a partir da ótica da promoção da saúde, experiência que conta também com a expertise do NUSP/UFPE na área da formação de promotores de municípios saudáveis.
A quarta e última sessão do dia, teve como tema o ‘Observatório de Saúde Urbana’. Mara Oliveira, representante da OPAS destacou estratégias e planos de ações para o empoderamento da Saúde Urbana. Na oportunidade, foram aportados encaminhamentos para a 10º Conferência Internacional de Saúde Urbana e análises acerca da Rede Nacional de Observatórios de Saúde Urbana. Uma discussão plenária fechou o primeiro dia do III Encontro Nacional de Iniciativas e Redes de Cidades, Municípios e Territórios Saudáveis e Sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário