sábado, 29 de setembro de 2012

III Encontro Nacional de Iniciativas e Redes de Cidades, Municípios e Territórios Saudáveis e Sustentáveis




Grupo de Trabalho 1
TERCEIRA PARTE

por Gorete Linhares
O segundo dia do III Encontro Nacional, 25.09, foi dedicado às discussões dos Grupos de Trabalho, palestra do IPHAN sobre Olinda e caminhada cultural no centro histórico da cidade patrimônio. Os Grupos de Trabalho refletiram acerca de questões estratégicas e os seus integrantes (pesquisadores, professores, técnicos dos ministérios envolvidos, além de outros atores envolvidos) elaboraram propostas e fizeram recomendações para encaminhamento das ações e articulações nas diversas frentes de atuação.
Construção de indicadores e estabelecimento do Fórum Nacional das Iniciativas e Redes de Cidades, Municípios e Comunidades Saudáveis e Sustentáveis foi o foco de atenção do Grupo 1. O Grupo 2 refletiu sobre a convergência do programa Saúde na Escola – PSE com a Estratégia Cidades/Municípios Saudáveis, identificando referenciais para o fortalecimento da estratégia. Levantar elementos e subsídios acerca da saúde urbana para inserção na Política Nacional de Saúde Ambiental foi tarefa do Grupo 3.
Grupo de Trabalho 2

O reconhecimento institucional do Fórum no âmbito do Ministério da Saúde foi uma das principais recomendações do Encontro, assim como a parceria entre os ministérios (principalmente, Saúde e Meio Ambiente). Os participantes do encontro também destacaram a necessidade de implementar matriz de diagnóstico de situação e planejamento adaptada aos territórios saudáveis. Além de contemplar estudos garantindo especificidades e convergências, e identificação e agregação de capacidades das temáticas - Saúde Urbana e Saúde Ambiental.

Em síntese, os grupos indicaram pontos que vão orientar os diversos setores e atores que atuam nesse campo, tais como a necessidade de ampliar diálogos interdisciplinares, intrasetoriais e a intersetoriais; pautar temáticas em movimentos e agendas - PSE, Política Nacional de Saúde Ambiental, Saúde Urbana, Política Nacional de Promoção da Saúde; desenvolver ações de divulgação e comunicação e captação de recursos para sustentabilidade das ações.
 
Grupo de Trabalho 3
O III Encontro Nacional de Iniciativas e Redes de Cidades, Municípios e Territórios Saudáveis e Sustentáveis teve encerramento no dia 26 com apresentação, debates e ajustes nas recomendações feitas pelos Grupos de Trabalho, além de discussões em torno da importância da cooperação internacional com Terceiros Países a partir das experiências da JICA e da OPAS e o contexto da estratégia “Cidades/Municípios Saudáveis” no âmbito do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário