quarta-feira, 19 de setembro de 2012

I Seminário Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis



por Gorete Linhares e Lisandra Nascimento
Com a finalidade de fortalecer a interação entre os países participantes do "Curso Internacional de Promoção de Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis", acontece na próxima semana, dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira), no Salão Bela Vista do Recife Praia Hotel (Pina) o “I Seminário Internacional de Promoção de Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis”, evento que integra a quarta edição do curso que faz parte do Third Country Training Programme (TCTP) - Programa de Treinamento de Terceiros Países - uma modalidade de cooperação trilateral prevista no âmbito do Programa de Parceria Brasil-Japão (JBPP), operacionalizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), realizado pelo NUSP/UFPE desde 2009.
O evento tem início às nove horas, com abertura solene coordenada pelo vice-reitor em exercício da Reitoria, Profº Sílvio Romero, e a diretora do NUSP, Profª Ronice Franco de Sá. Participam ainda da mesa de abertura: o Cônsul do Escritório do Japão no Recife, Sr. Tadayoshi Mochizuti; o Representante Chefe da JICA, Sr. Satoshi Murosawa; o especialista da JICA, Sr. Seiki Tateno; Srª Regiane Rezende da Organização Pan-Americana da Saúde/ OMS/Brasil; Srª Antoniona Ottoni, representante do Ministério da Saúde; representante da Agência de Planejamento e Pesquisas CONDEPE/FIDEM, do Governo do Estado de Pernambuco; representantes da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO); além de algumas autoridades de países africanos de língua portuguesa e o conferencista da manhã, Dr. Paulo Buss, coordenador Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – CRIS/FIOCRUZ.
O Grupo Instrumental Ensemble Clarineta, coordenado pelo Profº Jaílson Raulino, recepcionará os participantes com um recital. O grupo, formado por alunos e professores da classe de clarineta do Departamento de Música da UFPE, atua como agente de divulgação, interação e como elemento de apoio pedagógico na prática coletiva do instrumento. Tem como meta promover e realizar recitais didáticos, visando suscitar o gosto pela música e pelo estudo do instrumento, a clarineta.
Programação - na programação do seminário, conferências sobre a cooperação internacional nas áreas de promoção da saúde e saúde coletiva; exposições e debates sobre a repercussão do curso por seus participantes na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa; reflexões em torno dos resultados da avaliação feita junto aos egressos; além de mesa redonda que discute a relação entre a saúde, educação e a cooperação internacional e oficinas de construção de encaminhamentos que devem apontar para as possibilidades de novas articulações internacionais entre a UFPE, os países-membro do TCTP da Parceria Brasil-Japão, a ABC, a JICA e novas parcerias institucionais brasileiras e internacionais no âmbito da temática em discussão.
Durante os dois dias o evento contará com a participação dos vinte participantes da IV edição do curso, dez egressos dos cursos anteriores de países como Bolívia, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, professores, orientadores e estudantes da UFPE que integram a equipe de bolsistas do NUSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário