quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cooperativismo foi tema de aula na terceira semana do TCTP



por Lisandra Nascimento e Marcela Queiroga
Como tema de relevância frente aos desafios do desenvolvimento local, um dos eixos do curso, o cooperativismo foi abordado em aula do professor Emanuel Sampaio, da Universidade Salgado de Oliveira. Com a participação de uma representante da Cooperativa PRO-Recife, que é formada por catadores de lixo da comunidade do Caranguejo Tabaiares, localizada no bairro de Afogados, o grupo de latino-americanos, que integra a quarta edição do Curso, pôde compartilhar das experiências e dificuldades (principalmente de incentivo) vividas pelos catadores.
Ao longo dessa terceira semana do IV Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis, os alunos conheceram um pouco mais acerca da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, através de depoimentos de integrantes da Rede que relataram as experiências bem sucedidas, além dos debates sobre as ações aqui desenvolvidas.
Na sexta-feira, dia 21, houve a segunda etapa de apresentações das propostas de intervenção dos participantes do TCTP. Nesse segundo momento, o foco foi a metodologia a ser aplicada e os resultados esperados. Em síntese, as propostas pretendem criar articulações de políticas públicas a partir de experiências bem sucedidas, inserindo métodos que possam levar uma melhor qualidade de vida para os seus locais de origem, bem como ações de fortalecimento às comunidades no desenvolvimento de estratégias que tenham como objetivo a melhoria da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário