quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cooperativa Das Comadres recebe visita do NUSP




por Lisandra Nascimento
As novidades da produção e os ajustes finais acerca da legalização da cooperativa foram os principais temas discutidos no encontro entre o grupo de mulheres artesãs de Barra de Guabiraba, técnicas e estudantes do NUSP/UFPE na visita de campo do Projeto Incubação de Cooperativas de Mulheres Artesãs da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis (MEC/SESU-PROEXT/NUSP/UFPE), que aconteceu no dia 17 de agosto.
O encontro, na sede provisória do grupo, teve como objetivos orientar as artesãs nos ajustes finais para o encaminhamento dos documentos necessários à legalização da cooperativa. Além da apresentação dos novos produtos que estão sendo confeccionados: porta pen drives feitos de feltro e colares, bolsas, bandejas, que tem como principal matéria-prima alguns tipos de papéis, como por exemplo, papel-jornal.

A visita à Barra de Guabiraba também foi uma oportunidade para o grupo refletir sobre suas dificuldades atuais. A necessidade de um planejamento estratégico foi um tema bastante discutido durante o encontro, pois as artesãs e os membros do NUSP presentes concordaram que deve existir um engajamento de mais pessoas para a capacitação e nas atividades produtivas e gerenciais.
O Projeto Incubação de Cooperativas de Mulheres Artesãs da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis é um projeto de extensão realizado pelo NUSP e faz parte de um programa nacional de extensão fomentado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/SESU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário