quarta-feira, 13 de junho de 2012

Oficina de design dá continuidade ao processo de melhoria da produção de embalagens em Barra do Riachão


 por Emmanuel Guimarães
Serigrafia ou silk-screen, processo pelo qual a tinta é vazada através de uma tela em vários tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, tecido, vidro, etc.) foi o tema da última oficina de design, dia 01 de junho, em Barra do Riachão (PE).
Sob orientação do professor Manoel Guedes e das estagiárias do curso de Design (UFPE), os artesãos e artesãs da Cooperativa Arte Calango, aprenderam uma nova técnica para impressão de logomarca em sacolas. “Eu acho que tá legal, aprendemos mais coisas... eu trabalho com embalagens e a cada dia que passa nós estamos aprendendo novos tipos de trabalho pra deixar tudo mais caprichado.” Disse Getúlio da Silva, um dos artesãos da Arte Calango.
Durante o encontro, todos, inclusive os mais jovens da comunidade, puderam participar e aprender a arte da serigrafia, como conta Amanda de 15 anos: “Eu gosto muito dessa oficina porque ela é importante... como nós somos jovens, estamos aprendendo coisas novas.”
Além da oficina, as artesãs também receberam orientações das técnicas do NUSP quanto a organização da cooperativa e discutiram um pouco sobre a produção de peças para a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE) que será realizada entre os dias 1 e 10 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário