segunda-feira, 7 de maio de 2012

Oficina de design capacita artesãs a fim de contribuir para o melhoramento de produtos

por Emmanuel Guimarães

Uma oficina de design a fim de aprofundar os conhecimentos sobre técnicas de produção, melhoramento e modelagem do material desenvolvido pelas cooperativas de mulheres artesãs, foi realizada com a cooperativa Arte Calango de Barra do Riachão, no município de São Joaquim do Monte (PE), no ultimo dia 27. Além da participação das próprias artesãs, as atividades foram conduzidas pelo professor Manoel Guedes e pelas estagiárias do curso de design da UFPE (campus Caruaru), Laila Ferreira e Tamires Lima.
 
Durante o encontro vários temas foram discutidos como medidas de modelagem, relaxamento e encolhimento de tramas de fibras (técnica que subsidia a definição das medidas dos moldes usados pelas artesãs), a importância da representação gráfica na produção em série das peças e o uso de tabelas para definição dos padrões P, M e G. Outro tema trabalhado que merece destaque foi a criação de um catálogo com amostras das tramas com todas as informações necessárias para a produção e correção no processo de tintura das peças atuais.
A oficina também foi oportuna para que cada participante aprendesse algumas técnicas artesanais usadas na configuração dos produtos e com base nessa compreensão, foram propostos alguns desafios as artesãs para inovar nas peças aplicando novas modelagens. Segundo o professor Manoel Guedes, a realização da oficina propiciou um grande momento de troca de conhecimento, onde foi possível aprender muito e aproveitar para recolher informações que irão ajudar a estruturar as próximas oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário