sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inscrições abertas para o IV Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis


por Gorete Linhares
Até o dia 15 de junho estão abertas as inscrições de candidatos estrangeiros e brasileiros ao IV Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis. Esta quarta edição do Curso é voltada para os países da América Latina: Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, República Dominicana, Uruguai (15 vagas) e Brasil (05 vagas).
Tem como objetivo principal capacitar os participantes na experiência nipo-brasileira em Municípios Saudáveis e na construção de uma metodologia flexível estruturadora (método Bambu – metodologia desenvolvida pelo NUSP/UFPE) para uso nos municípios de pequeno a médio porte, de forma que eles se tornem difusores das técnicas e da metodologia de trabalho adotadas pela Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, promovendo a troca de informações com os representantes de cada um dos países envolvidos sobre as práticas e técnicas de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local a fim de viabilizar o estabelecimento de um canal ágil de cooperação internacional entre o Brasil e os países participantes. O curso é realizado pelo NUSP desde 2009.
Com carga horária total de 168 horas, as aulas vão acontecer no período de 03 de setembro a 05 de outubro de 2012 e serão ministradas no auditório do NUSP, de segunda a sexta-feira. Além de aulas expositivas, os participantes farão viagens de estudo a fim de conhecer experiências exitosas da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.
Destinado a profissionais que atuem na área de promoção da saúde, desenvolvimento local, cooperativismo e/ou gestão de políticas públicas, lideranças comunitárias e/ou gestores comprometidos com o processo de desenvolvimento de suas localidades. Os candidatos devem ter escolaridade média (correspondente a 8 anos de estudo regular) com formação nas áreas de Saúde, Ciências Sociais e afins, e faixa etária desejável entre 22 e 65 anos. Além disso, devem:
1) Enviar uma carta de intenções contendo: o contexto sócio-econômico e cultural local, principais potencialidades pessoais e coletivas que justifiquem a participação no curso, grau de interesse, desejo e compromisso pessoal, além do interesse e compromisso institucional. A instituição deve endossar o compromisso para o desenvolvimento de um projeto que será construído no decorrer do curso.
2) Apresentar dados sobre a situação em seu país no tocante ao tema de relevância do curso, justificando o interesse pessoal e institucional em sua participação no curso.

Para ter acesso, os interessados devem procurar a Embaixada do Brasil, o escritório da Representação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) ou a Agência de Cooperação em seu país para informar-se acerca das candidaturas. Em cada país, os governos locais farão a seleção dos candidatos das instituições-alvo (definidas pela cooperação brasileira e japonesa junto aos governos locais).
Embora o curso seja prioritariamente para estrangeiros, há uma concessão de cinco vagas para brasileiros, para os quais o processo de seleção partirá da instância governamental no Brasil e será monitorado pelo NUSP. Candidatos brasileiros também devem ser indicados por instituições-alvo no Brasil.
O Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis faz parte do Third Country Training Programme (TCTP) - Programa de Treinamento de Terceiros Países - uma modalidade de cooperação trilateral prevista no âmbito do Programa de Parceria Brasil-Japão (JBPP), operacionalizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O TCTP promove o fortalecimento institucional e a capacitação de recursos humanos dos países parceiros, em áreas consideradas prioritárias ao desenvolvimento local, por meio da transferência de tecnologia, do incremento de competências e da disseminação de soluções criativas. O detalhamento do processo de candidatura além de outras informações podem ser obtidas no endereço http://www.abc.gov.br/treinamentos/DetalhamentoCurso.aspx

(Contatos no NUSP – 81 2126 8549/ 8553 – Edione/Marize/Else)

Nenhum comentário:

Postar um comentário