terça-feira, 1 de novembro de 2011

O município de Pombos recebe visita de campo

por Gorete Linhares

Câmara dos Vereadores de Pombos
Nesta sexta-feira, 04, o NUSP cumpre mais uma etapa do III Curso Internacional de Promoção da Saúde, desenvolvimento local e municípios saudáveis. Trata-se da visita de campo ao município de Pombos, que integra a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.
Africanos e brasileiros que participam do curso vão à Mata de Ronda, na perspectiva de realizar uma troca de experiências com os agricultores familiares que produzem orgânicos, além de conhecer a mata mais importante da cidade. Antes, os visitantes vão fazer uma parada na casa de farinha e conhecer a preparação da farinha, do beiju e derivados. 

No roteiro da visita de campo, os participantes do curso terão ainda a oportunidade de ir ao ateliê de Eddy Polo e conhecer a história do artista plástico mais conhecido do município e suas peças. A Associação dos Artesãos de Pombos – ACVP também abre suas portas aos visitantes para que conheçam a experiência exitosa dos artesãos locais, a forma como se organizam e seus trabalhos. Uma roda de capoeira na praça saúda o grupo e encerra a programação do dia no município.
Na sua terceira edição, o Curso Internacional de Promoção da Saúde, desenvolvimento local e municípios saudáveis, implementado no âmbito do TCTP – Programa de Treinamento para Terceiros Países Brasil-Japão, conta com a participação de 22 profissionais e lideranças comunitárias de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Princípe e do Brasil.
O curso se estende até o dia 11 de novembro, perfazendo um total de 168 horas distribuídas em aulas expositivas, oficinas de trabalho, atividade lúdicas e dinâmicas. Ao final do curso os participantes devem ter elaborado um projeto de intervenção para o seu local de origem.
O curso é uma realização do NUSP-UFPE em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA e Agência Brasileira de cooperação – ABC.

Clique na foto para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário