quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Abertura do III Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis

por Gorete Linhares
 
Esta segunda-feira, dia 10, tem início o III Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis com abertura solene no auditório João Alfredo (Reitoria/UFPE). Uma apresentação cultural, a cargo do Maracatu Mirim Lagoa do Meio de Timbaúba irá receber os participantes da terceira turma do Curso, a partir das nove da manhã. Na programação do evento, uma mesa composta por representantes da UFPE/NUSP, ABC – Agência Brasileira de Cooperação, JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão E Governo do Estado/ CONDEPE-FIDEM irá fazer a abertura oficial do Curso. Na sequência, os participantes vão assistir a aula inaugural, a cargo da Profª Drª Ronice Franco de Sá.
Assim como no II Curso, realizado ano passado, esta edição é também direcionada aos países africanos de língua portuguesa. São ao todo 22 participantes, sendo seis de Cabo Verde, quatro de Moçambique, quatro de São Tomé e Príncipe, um (01) de Angola e sete brasileiros. De modo geral, profissionais que atuam na área de promoção da saúde, desenvolvimento local, cooperativismo e/ou gestão de políticas públicas, lideranças comunitárias e/ou gestores comprometidos com o processo de desenvolvimento de suas localidades.
O Curso tem como objetivo principal capacitar os participantes na experiência nipo-brasileira em Municípios Saudáveis e na construção de uma metodologia flexível estruturadora (método Bambu – metodologia desenvolvida pelo NUSP) para uso nos municípios de pequeno a médio porte, de forma que eles se tornem difusores das técnicas e da metodologia de trabalho adotadas pela Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, promovendo a troca de informações com os representantes de cada um dos países envolvidos sobre as práticas e técnicas de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local a fim de viabilizar o estabelecimento de um canal ágil de cooperação internacional entre o Brasil e os países participantes. Realizado pelo NUSP desde 2009.
Com carga horária total de 168 horas, o Curso será concluído dia 11 de novembro de 2011. As aulas serão ministradas no auditório do NUSP, de segunda a sexta-feira. Além de aulas expositivas, os participantes farão visitas orientadas ao campo a fim de conhecer experiências exitosas de municípios membros da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis. Estão programadas 03 visitas – Águas Belas (21.10), Caruaru (28.10) e Pombos (04.11). A partir dos conhecimentos apreendidos ao longo do curso, os participantes vão desenvolver uma proposta de intervenção que será apresentada ao final das atividades.
O Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis faz parte do Third Country Training Programme (TCTP) - Programa de Treinamento de Terceiros Países - uma modalidade de cooperação trilateral prevista no âmbito do Programa de Parceria Brasil-Japão (JBPP), operacionalizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O TCTP promove o fortalecimento institucional e a capacitação de recursos humanos dos países parceiros, em áreas consideradas prioritárias ao desenvolvimento local, por meio da transferência de tecnologia, do incremento de competências e da disseminação de soluções criativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário