quarta-feira, 22 de junho de 2011

Oficina sobre o sono mobiliza grupo de idosos do município de Sairé.

por Maíra Faria
O processo de envelhecimento provoca modificações na quantidade e qualidade do sono, as quais afetam metade dos adultos acima de 65 anos de idade. No município de Sairé, o grupo de idosos intitulado “Nova Vida Boa Idade” escolheu este tema para a oficina realizada, no último dia 6, por técnicas e estagiárias do NUSP. A escolha do tema decorreu das queixas narradas relacionadas ao sono, que incomodam e atrapalham a vida dos participantes do grupo. A atividade levou os idosos a se empenharem numa discussão sobre a relação sono X saúde. Para a maioria deles, dormir é um problema. Não sofrem pressões profissionais e as preocupações são menores, mas o simples ato de dormir é um drama. O sono é mais fragmentado e menos profundo. 

 Para facilitar a compreensão e a troca de experiências, os idosos foram divididos em três subgrupos, que participaram fazendo perguntas e comentários durante toda oficina. Cartazes foram utilizados como suporte para a explicação e reflexão do tema. O objetivo principal foi levá-los a compreender o que pode ser feito para ajudar na recuperação da qualidade do sono, como realizar atividades físicas, freqüentar os grupos da terceira idade e desenvolver algum tipo de trabalho que dê prazer.   
De forma lúdica, os hábitos do idoso foram tratados, tais como assistir televisão antes de dormir, a alimentação e a higiene. Janete Arruda, técnica do NUSP e responsável pela atividade, destacou a relevância de trabalhar esse tema, pois é necessário que percebam como alguns hábitos simples interferem na qualidade do sono.
Representantes da gestão municipal e do NUSP ficaram satisfeitos com o resultado das atividades e já elegeram o Amor e as diversas formas de expressão do sentimento como tema da próxima oficina, que acontecerá no próximo dia 11.
A oficina do sono faz parte do projeto de extensão “A promoção da saúde e o envelhecimento: um caminho para cuidar de si”, realizado pelo NUSP, com o apoio da PROEXT/UFPE. 

Os integrantes do Grupo "Nova Vida Boa Idade" ressaltaram a importância do surgimento do grupo (política pública desenvolvida pela gestão do município há onze anos) e como ele contribui para melhorar a vida de cada um. Veja os depoimentos das promotoras de município saudável, Maria Aliete e Adenir Neves, e de alguns dos integrantes do grupo:



Veja também os depoimentos dos idosos sobre a oficina na reportagem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário